PLANO DE AÇÃO 5W2H

June 19, 2017

O MÉTODO 5W2H

 

É uma das ferramentas de gerenciamento mais eficientes que existe e, estranhamente, uma das mais simples e fáceis de aplicar. A abordagem 5W2H não é mais do que um plano de ação qualificado, estruturado e prático, com estágios bem definidos.

Em um universo dinâmico e extremamente competitivo, como os negócios, tanto as atividades operacionais quanto as comunicações corporativas precisam ser rápidas e ágeis, os erros na transmissão de certas informações podem gerar muitas perdas.

 

E é precisamente por essa razão que o método 5W2H foi criado, para garantir que as perdas não ocorram. Esclarece completamente todas as questões possíveis que possam surgir sobre quaisquer processos de negócios envolvidos em uma empresa.

 

Consiste basicamente em definir a ação, o prazo, o responsável, os custos de aplicação e o método.

 

COMO O MÉTODO 5W2H GANHOU SEU NOME?

 

Em primeiro lugar, pode parecer complicado, mas é exatamente o contrário.

 

É chamado de método ou abordagem 5W2H para simplificar as diretrizes envolvidas em cada fase de ação do plano ao qual propõe.

 

Verifique a tabela a seguir para uma breve explicação de cada um, na ordem em que eles devem ser analisados:

 

Como você pode ter notado, cada passo da abordagem 5W2H se refere a uma pergunta diferente, e a resposta a cada pergunta é o gatilho para a próxima pergunta. Não é perfeito ?!

 

É, em suma, uma ferramenta de gerenciamento efetiva que, por sua simplicidade, pode ser usada por pequenas, médias e grandes empresas que desejam registrar de forma sistemática e sistemática seus fluxos de trabalho e ações, desde o simples agendamento de reuniões até implementações de projetos mais complexas.

 

VEJA COMO USAR O MÉTODO 5W2H CORRETAMENTE

 

Para a aplicação correta do método 5W2H, antes do início, um gestor precisa considerar um plano estratégico de respostas previamente preparadas para os problemas que eles querem resolver. Se necessário, isso pode ser feito pedindo ajuda de funcionários e outros colaboradores que estão diretamente ou indiretamente envolvidos na equipe de trabalho, por meio de atividades como brainstorming, por exemplo. Mas é necessário ter em mente esses três tópicos principais:

  • O espectro de ações deve estar sempre relacionado à causa de problemas e não aos possíveis efeitos que causaram. Em outras palavras, procure criar soluções duradouras e não paliativas.

  • As soluções implementadas pelo método 5W2H devem ser tão objetivas quanto possível, evitando os efeitos colaterais que podem exigir novas ações para suprimi-las.

  • Nunca se conforme com a primeira boa ideia: propor várias abordagens para as diferentes situações analisadas, aumentando assim as opções e o escopo de ação.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

3 maneiras em que os contadores podem implementar a Inteligência Artificial hoje

August 22, 2019

1/10
Please reload

CURSO DE IFRS
CURSO DE PERÍCIA CONTÁBIL
Posts Recentes
Please reload

Arquivo